É inegável que a gestão dos resíduos sólidos está na pauta do dia no Recife. Interessante notar como a tecnologia também está ligada a essa questão. O doutorando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE Rodrigo Medeiros é pesquisador do projeto "Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos: Perspectivas da Aplicação da Política Nacional de resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Recife", desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria como Massachusetts Institute of Technology(MIT).
O projeto é coordenado pela pesquisadora Lúcia Helena Xavier (Fundaj) e foi iniciado no segundo semestre de 2013. A pesquisa tenta entender, caracterizar e melhorar a cadeia de Logística Reversa na coleta dos resíduos eletroeletrônicos na Região Metropolitana do Recife. “Identificamos os procedimentos formais e não-formais de coletas, reconhecimento de pontos frágeis, identificação de boas práticas e a aplicação de protótipos desenvolvidos pelo MIT e pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene)”, conta Rodrigo.
Recentemente, a equipe da pesquisa lançou o E-book "Resíduos Eletroeletrônicos na Região Metropolitana do Recife", uma síntese do cenário local, proposição de soluções e indicação de pontos de descarte de resíduos. O material pode ser visualizado através do link: http://goo.gl/SI6bcW,

O projeto segue até dezembro desse ano, quando acontecerá o V Workshop sobre gestão de resíduos eletroeletrônicos com a apresentação dos resultados finais.