O Voxar Labs, grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com C.E.S.A.R, foi campeão da categoria @Home na Competição de Robótica Latino Americana e na Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR 2014). Os eventos, que são os maiores de robótica da América Latina, ocorreram de 18 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP).
 
A categoria @Home foca em robôs com aplicações em ambientes domésticos e com grande interação com seres humanos. O robô construído pelo Voxar Labs e pelo C.E.S.A.R foi o i-Zak. Ele foi projetado para ser “emotivo”, termo trabalhado por uma equipe multidisciplinar envolvendo engenheiros, antropólogos, psicólogos, designers e cientistas da computação, visando diminuir o gap de interação entre máquina e ser humano. Suas funcionalidades foram implementadas de forma que ele pudesse agir como um cuidador de idosos, um personal trainer, um nutricionista, um companheiro musical, dentre outras funções. 
 
O grupo de robótica do C.E.S.A.R foi responsável pela criação da estrutura e dos sistemas de controle do i-Zak. O Voxar Labs, seguindo um modelo de transferência tecnológica, realizou a integração de várias tecnologias próprias de visão computacional e interação homem-máquina num sistema chamado VoxarBrain. O VoxarBrain funcionou como cérebro do i-Zak, entendendo o ambiente e usuários ao seu redor, possibilitando a tomada de decisão do robô. Essa tecnologia, aliada às tecnologias do C.E.S.A.R, tornaram o i-Zak o robô mais competitivo da categoria.
 

O time C.E.S.A.R-Voxar Labs CIn/UFPE agora planeja sua participação no mundial do próximo ano, que ocorrerá na China. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00