O evento de abertura do ano letivo do MBA executivo em Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) acontecerá no próximo dia 17 de janeiro, das 8h às 12h, com o tema "Práticas de Gestão de Processos de Negócios". Na ocasião, haverá apresentação de pôsteres com os resultados da disciplina "estruturas organizacionais e tecnologia"; mesa redonda com Décio Fonseca (Procit/UFPE), George Valença (UFRPE) e Carla Silva (CIn/UFPE); e oficina sobre o Bizagi para os alunos matriculados na turma atual (egressos do curso são admitidos na medida da disponibilidade de vagas).

Veja abaixo a programação completa:

08h | Abertura e Café da manhã
Café da manhã
Apresentação dos pôsteres dos alunos da disciplina estruturas organizacionais e tecnologia

09h | Mesa redonda
Décio Fonseca (UFPE)
Carla Silva (CIn/UFPE)
George Valença (DEINFO/UFRPE)
Local: Anfiteatro do CIn (Térreo)

Tema: “BPM no Setor Público: promovendo inovação e melhoria de serviços ao cidadão a partir da gestão de processos”

Resumo: A gestão pública brasileira tem primado por maior transparência e aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados para a população. Garantir tais resultados exige visão de longo prazo e alinhamento da estratégia à operação nos órgãos de Governo. Práticas de Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) sustentam a estratégia a partir de projetos de melhoria de processos, que introduzem na organização uma visão “por processos”. Essa mesa redonda busca discutir iniciativas de BPM no setor público, com destaque para casos locais. Serão levantados os elementos que promovem o sucesso dessas iniciativas, bem como as principais dificuldades enfrentadas.

10h | Lanche e Apresentação de Pôsteres
Apresentação dos pôsteres dos alunos da disciplina "estruturas organizacionais e tecnologia"
Professor: Jairo Dornelas
Lanche

10h30 | Oficina Bizagi
Facilitadores: Estefane Paula Bezerra de Oliveira, Innovo Group
Participantes: Alunos matriculados na turma MBA GTI 7. Egressos do curso são admitidos na medida da disponibilidade de vagas.
Local: LabG2, térreo

Resumo: O primeiro passo para identificar e melhorar de processos é modelá-los. Inúmeras são as ferramentas para este fim: quadro branco, flip charts, post-its, entre outras. Com o desenvolvimento das tecnologias atreladas à BPM,  tornou-se mais comum a utilização de ferramentas de modelagem como o Bizagi Process Modeler. O Bizagi é um dos instrumentos de desenho de processos mais intuitivos do mercado e baseia-se na notação BPMN (Business  Process Model and Notation), formalizada em 2004 e amplamente utilizada em organizações do mundo inteiro. Esta oficina tem o objetivo de apresentar as principais técnicas e critérios referente às atividades de desenhar, diagramar, documentar e publicar processos, além de enfatizar as melhores práticas.

Para mais informações: Secretaria GTI: 2126.8430 r. 4070