O Centro de informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) está comemorando dez anos de parceria com a sul-coreana Samsung através do projeto CIn/Samsung. O empreendimento surgiu através da lei de informática, que concede incentivos fiscais às organizações que investem nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em hardwares e automação. O projeto iniciou suas atividades com o desenvolvimento de aplicativos para celulares e testes em redes 2g e 3g,m as hoje desenvolve tecnologias para tablets e notebooks também.
Hoje, o projeto Samsung é um dos maiores já instalados no Centro. A parceria conta com uma equipe formada por cerca de 90 colaboradores, dentre professores, alunos e profissionais  de tecnologia . Nele, são estudados os processos de desenvolvimento de software e a evolução das equipes através do seu desempenho, além de ter acesso prévio às tecnologias produzidas antes de chegar ao mercado.

Para o diretor do CIn e coordenador do projeto CIn/Samsung, professor André Santos, as atividades desenvolvidas no projeto tornam-se um diferencial no aprendizado da equipe que o compõe. “As atividades são semelhantes às feitas na indústria. Dessa forma, os pesquisadores não precisam ir até lá, já que funciona como uma parte da empresa dentro da Universidade.”