Encontrar maneiras mais eficientes de se construir e transmitir conhecimentos dentro da sala de aula sempre foi um desafio para o Centro de Informática (CIn) da UFPE. Nesse sentido e com o intuito de iniciar a difusão de novas práticas, uma comissão de estudantes, técnicos e professores do CIn-UFPE vem trabalhando nos últimos meses para construir uma estratégia de implantação de uma nova cultura de aprendizagem no Centro.

Como parte dessa estratégia, um portal que apresenta e fundamenta práticas de ensino foi criado colaborativamente e pode ser acessado em http://novaspraticas.cin.ufpe.br/inicio. Organizado no formato de guia de recomendações, o site possui uma relação inicial de práticas didáticas a serem progressivamente incorporadas no repertório dos professores. As cerca de 40 ações foram organizadas de acordo com as fases da prática docente: planejamento, distribuição, exposição e avaliação.

Cada uma das práticas foi fundamentada com dados secundários da literatura sobre ensino superior, ensino misto e ensino de Ciência da Computação. A partir da divulgação dessa compilação, inicia-se um processo de difusão e atualização contínua do conteúdo das práticas a partir das vivências de alunos e professores do CIn/UFPE.

“É fundamental que alunas e alunos participem dessa nova cultura, conversem com os docentes sobre o assunto e participem com uma nova postura frente ao processo de ensino-aprendizagem.​ ​Mudar cultura exige tempo, comunicação e desejo de mudança”, diz o professor do CIn/UFPE Alex Sandro Gomes, um dos coordenadores do projeto