O CudeCup 2015, hackathon realizado pelo CITi, a empresa júnior do Centro de Informática (CIn) da UFPE, ocorreu no último final de semana (30 e 31 de maio). O evento premiou projetos nas categorias Web e Mobile, além do prêmio oferecido pelo Softex Recife, parceiro do CodeCup. 
 
Na categoria Web, o vencedor foi o projeto Obra Limpa. O serviço mostra para a população algumas informações sobre obras públicas, como o orçamento planejado, o quanto já foi gasto, o que já foi realizado ou se a obra está atrasada. O Obra Limpa ainda dá informações sobre cada político envolvido no projeto. 
Já na categoria Mobile, o campeão foi o jogo Pequenas Maneiras: Episódio Água. O projeto foi desenvolvido para conscientizar crianças a respeito do uso efetivo de água, evitando desperdício. O jogo funciona de uma maneira similar ao famoso "Dumb Ways to Die", no qual existem várias fases, cada uma com um determinado mini-game. No caso, os jogos são voltados para várias situações em que pode ocorrer economia ou reuso de água. Na primeira fase, por exemplo, é pedido que o usuário colete água da chuva, arrastando baldes para os locais marcados. 
 

Já no desafio proposto pelo Softex, os participantes deveriam trabalhar no seguinte problema: "Como transformar o cidadão em uma ferramenta de monitoramento público?". O vencedor foi o projeto Sidewalk, uma solução mobile para facilitar o trajeto de cadeirantes pela cidade. Ele mapeia a cidade através de informações dos próprios usuários, indicando onde existem rampas para cadeirantes, buracos e obstáculos nas calçadas. Além disso, ele também permite que os cadeirantes coloquem o local para o qual pretendem ir e o app exiba a melhor rota para ele, baseado nessas informações. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00