O Centro de Informática (CIn-UFPE) lança no dia 7 de abril, às 16h, o novo módulo do SysPat, plataforma web para proteção e valorização de propriedades intelectuais, em particular patentes e registros de software. O projeto, coordenador pelo professor do Centro Manoel Eusébio, é resultado da parceria entre o CIn-UFPE e a empresa Arrowplan.

 

O Syspat suporta a escrita e deposito de patentes no Brasil e em outros escritórios de patentes do mundo e permite que o inventor local possa escrever, depositar e gerir ele mesmo seus pedidos de patente. O mecanismo oferece a possibilidade de maximizar o resultado e receitas da valorização das ideias do inventor levando-as para outros países.

 

Na ocasião, a plataforma web será apresentada aos convidados, mas o enfoque dessa novidade é o mercado de software e hardware e uma discussão sobre seu uso. O evento é aberto ao público em geral. No mesmo dia haverá ainda uma oficina de escrita e proteção de propriedade intelectual usando o sistema SysPat.

 

O projeto tem como lema “Dar Poder as Pessoas Criativas”. Manoel explica que a proposta é permitir que os inventores se apropriem com facilidade de suas ideias, desmistificando, simplificando e ampliando o alcance dos processos de proteção e valorização de suas propriedades intelectuais. Para Paulo Vieira, um dos coordenadores do projeto e presidente da Arrowplan, “O SysPat pode ter, consequentemente, um importante efeito de dinamização da inovação”.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00