O CIn-UFPE realizou no último sábado (9) a seletiva final dos novos competidores da Maratona de Programação 2016. Os alunos selecionados vão se juntar aos maratonistas veteranos para participarem da capacitação anual. Os treinamentos para a competição ocorrem todos os sábados, no Centro, e já se iniciam no dia 16 de abril, com duração de cinco meses. O processo de treinamento inclui simulações de competições, que normalmente duram 5 horas, e também aulas onde são discutidos fundamentos e técnicas de modelagem e resolução de problemas, assim como estratégias para um bom desempenho.

Na ocasião, dez novos maratonistas vão iniciar os treinos preparatórios junto com 12 veteranos. A primeira etapa da competição é local, e está marcada para o dia 09 de setembro. O evento conta com a participação de times de diversas universidades e faculdades de Pernambuco. Na fase inicial serão selecionados até dois times por instituição. Os mais bem classificados na etapa local vão competir a etapa nacional, nos dias 11 e 12 de novembro, em Belo Horizonte. O número de vagas na Etapa Nacional depende da quantidade de times competindo em cada site.

“A participação em competições como a maratona exige uma dedicação intensa por parte dos estudantes e consequentemente leva a uma melhor formação na graduação. Disciplina, perseverança e sólida formação teórica  são ao mesmo tempo requisitos e habilidades desenvolvidas naturalmente durante o treinamento”, diz a professora Katia Guimarães, atual treinadora da equipe do CIn. Como consequência, os maratonistas despertam o interesse dos gigantes mundiais da indústria cibernética, como Facebook, Google, IBM e Microsoft.

Maratona de Programação 2015 –  A equipe do CIn-UFPE “Turing-Indecisos” conquistou o primeiro lugar na Etapa Nacional da competição passada. O time formado por Mário Silva, Duhan Caraciolo e Gustavo Stor será um dos seis representantes brasileiros na ICPC FINALS (Internacional Collegiate Programming Contest Finals), que acontecerá em Phuket, Tailândia, no mês de maio.