O aluno de graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE Tiago Nogueira, em parceria com o professor Ricardo Massa, acaba de lançar o SociaWed, aplicativo mobile que funciona como uma rede social exclusiva para casamentos.

A ferramenta surgiu quando Tiago participava do programa de iniciação científica com o prof. Ricardo, em 2014. A demanda surgiu quando aluno e professor ouviram queixas de mulheres recém-casadas sobre as dificuldades de prepararem seus casamentos, como definição de convidados, lista de presentes, ajuda na hora de escolher decoração, buffet etc. Questionados sobre como a informática poderia resolver esses problemas, resolveram organizar a ideia e montar uma equipe para produzir o aplicativo.

“Peguei o telefone e liguei para Paulo, aluno de computação da UFRPE e que também fazia iniciação científica com Ricardo. Nós três nos reunimos e começamos a trabalhar na ideia de um novo aplicativo, que seria uma rede social privada para casamentos, denominada SociaWed”, explicou Tiago.

A equipe passou a entrevistar noivas e profissionais da área de casamentos, reunir dados encontrados em blogs, sites, revistas, feiras e encontros de noivos etc. Após um ano de pesquisa, já com a primeira versão em teste, Tiago deparou-se com a necessidade de minimizar as funcionalidades do aplicativo e torná-lo mais prático. Para isso, recrutou Jorge Linhares, aluno de Sistemas da Informação do CIn-UFPE, que a partir de pesquisas com usuários definiu quais funcionalidades priorizar, como convite virtual, álbuns de fotos, feed de notícias exclusivo para convidados, localização dos eventos e lista de presentes.

“O que criamos não é um simples aplicativo, mas um conceito moldado com muito trabalho e carinho para que os noivos passem a ver a informática como sua madrinha favorita”, definiu Tiago.

Vídeo promocional do aplicativo: https://vimeo.com/168369668