O aluno de Mestrado Profissional do Centro de Informática (CIn) UFPE, Carlos Gomes Araújo, teve seu artigo “Energy Consumption Evaluation of NoSQL DBMSs” aceito na sessão Bet Paper do WPerformance 2016, evento do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) 2016. A pesquisa teve orientação do professor do CIn-UFPE Eduardo Tavares e co-orientação do professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Meuse Oliveira. O trabalho vai ser apresentado entre os dias 04 e 05 de julho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A pesquisa trata do NoSQL, uma emergente tecnologia de Banco de Dados que atende a recente demanda de BigData, tecnologia utilizada nos mais conhecidos sistemas em todo o mundo, como por exemplo: as redes sociais, e-commerce e Webservices.
A proposta do trabalho tem como objetivo avaliar o consumo de energia e desempenho de SGBDs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) NoSQL, selecionamos três SGBDs de categoria NoSQL distintas em cargas de trabalho (quantidade de operações) e procedimentos (ex. leitura, escrita) em um total de vinte e sete cenários diferentes.
Carlos explica que outro ponto importante foi o desenvolvimento do framework E-meter para aferição do consumo de energia. “Este é apenas um primeiro passo. Os resultados deste trabalho apresentam uma promissora área de pesquisa”, acredita o mestrando.
O consumo de energia é visto como uma das maiores preocupações do futuro. Diante desse diagnóstico, a pesquisa enxergou duas saídas: o aumento da produção de energia elétrica, o que pode gerar um impacto ambiental ainda maior, ou a otimização desse recurso.
O aluno não esconde a alegria de ter tido o artigo selecionado no CSBC 2016 e explica que esse é um trabalho que levou muito tempo e dedicação, desde a concepção da ideia, planejamento até a execução. “A classificação na categoria Best Papers vem como um bônus, mais uma motivação para continuar pesquisando”.

Carlos finaliza dizendo que “esse é resultado de um trabalho interdisciplinar. A orientação e o cuidado do Prof. Eduardo Tavares foram fundamentais, assim como o apoio do professor Meuse no framework de medição de energia, para estar entre os melhores no WPerfomance 2016.”