Na próxima terça-feira, dia 28, acontece o lançamento do Openredu — plataforma de educação a distância. A tecnologia foi  desenvolvida no CIn-UFPE pelo professor Alex Sandro Gomes e sua equipe e será implantada nas escolas públicas da regional metro sul. O lançamento acontece às 15h, na Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, no bairro do Jordão – Jaboatão dos Guararapes. O Openredu será usado em 97 escolas.

 
De acordo com professor do CIn-UFPE e coordenador do projeto Alex Sandro Gomes, "a previsão é de que até o segundo semestre de 2016 a equipe da Secretaria de Educação de Recife já esteja apta a expandir o uso da plataforma para outras instituições de ensino". Esta implantação contou com o apoio da empresa EMC.
 
O Openredu já foi utilizado  por mais de 32 mil usuários de  todos os níveis, incluindo escolas do ensino médio e superior. Por ser um software de código aberto, de multiplataformas e alta interatividade, ela dispõe de uma grande comunidade de professores, alunos e desenvolvedores trabalhando em conjunto.   
 
O Openredu –  É um ambiente de aprendizagem colaborativo e móvel, idealizado para proporcionar experiências de aprendizagem colaborativas entre os usuários utilizando diferente mídias e tipos de interação virtual. A plataforma é livre, distribuída através de licença de uso GPL2. “ A participação de interessados em colaborar com o desenvolvimento da iniciativa é sempre bem-vinda”, informa Alex Sandro.
 
A solução pode ser utilizada por empresas privadas, públicas, prefeituras, secretarias, para promover a promoção de aprendizagem.Além do Centro de Informática  (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco, o Instituto Federal do Acre e a Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife (EMPREL) também colaboram com o desenvolvimento do Openredu.

Comentários desativados