Os alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE João Gabriel Machado, Guilherme Caminha e Djeefther Albuquerque, dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, conquistaram o segundo prêmio da Competição Intel de Sistemas Embarcados com o projeto AmpliEdu. A competição aconteceu entre os dias 23 e 26 deste mês, na China, e contou com cerca de 160 equipes de diversos países.  
 
A proposta do projeto é oferecer um framework completo de educação que unifique diversas funcionalidades tecnológicas educativas como, por exemplo, projetores interativos e passadores de slides em um único e integrado equipamento. “O projeto AmpliEdu trata-se da nossa tentativa em atacar um problema específico na educação: o da falta de interatividade em sala de aula. Acreditamos que a tecnologia deve ser utilizada para servir a educação, e deve ser amiga do professor em sala de aula.”, explicam os integrantes. 
 
O sistema – É dividido em duas partes. A primeira é a AmpliMaker, similar a um marcador de quadro branco. A segunda parte, principal do sistema, é a AmpliEdu, onde ocorre o processamento de alto desempenho do sistema. Para ser usado, o AmpliEdu precisa ser ligado a um computador e uma câmera, e o computador deve ser ligado a um projetor comum de imagens. O professor utiliza a AmpliMarker para efetuar comandos ou escrever na projeção e o AmpliEdu processa tudo isto e repassa ao computador. Sendo assim, o sistema oferece benefícios semelhantes aos de outros gadgets, mas com custo inferior.
 
Orientada pela professora Edna Barros, a equipe inicialmente utilizou o projeto na Competição Intel de Sistemas Embarcados de2015, onde conquistaram o primeiro lugar geral na categoria FPGA utilizando a placa DE2i-150. Posteriormente, foram convidados a participar da competição Intel Cup Embedded System Design Contest (ESDC), que ocorre na china a cada dois anos.
 
Para os alunos, o sentimento é de superação e orgulho em representar o CIn e o estado. “Esta premiação não é apenas nossa, mas de todos que contribuíram para o projeto e nos apoiaram. Esperamos que cada vez mais equipes do CIn participem desta competição no futuro com a certeza de que será uma experiência única e indescritível”, finalizam. 
 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00