Com informações do Duxi Comunicação

Os estudantes recifenses que representaram o País e conquistaram o oitavo lugar no Campeonato Mundial de Robótica (RoboCup), competição disputada em Leipzig, na Alemanha, no fim do mês de junho e início de julho, foram convidados para conhecer de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos no Laboratório de Inovação Veicular (LIVE), do Centro de Informática da UFPE em parceria com a ​Fiat Chrysler Automobiles (FCA),​ e também no Laboratório de Robótica da Universidade Federal de Pernambuco (RoboCIn-UFPE), na próxima quinta-feira (04/08), com programação que segue das 13h30 às 17h30. Berço de projetos de relevância mundial desenvolvidos na Universidade e no entorno, o bairro da Várzea é um catalizador de iniciativas ligadas à Inovação e Robótica, na Zona Oeste do Recife.

Ainda como parte da programação, os estudantes vão assistir a palestra “O poder transformador da Inovação” que será ministrada por Raphael Leitinho, aluno do Centro e um dos integrantes do projeto de inovação do CIn-UFPE, o CInove. O evento será realizado no Pitch, espaço de coworking do CIn-UFPE em parceria com o Porto Digital que fica no prédio do Centro no Campus da UFPE.

A equipe batizada como Lego Kombat, composta por Maria Eduarda Barbosa, 12 anos, Paulo Poan, 13, e Miguel Silva, 13, alunos dos 7° e 8° ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano que voltaram da Alemanha no início de julho, disputou a modalidade “Resgate” na competição. Os alunos desenvolveram robôs a partir de blocos do brinquedo Lego e montaram peças em formato de carros. Além do trio, que será bastante prestigiado durante as visitas, também foram convidados para a tarde de atividades de extensão na Várzea os campeões do ano passado e estudantes que participam do projeto de robótica da Escola e já estão sendo preparados para os próximos anos da competição mundial.

Segundo Cristiano Lima, diretor da Rodolfo Aureliano, “entusiasmo” é a palavra-chave para externar o sentimento dos alunos ao receberem a notícia do convite para conhecer os laboratórios. “Eles enxergam uma oportunidade e se sentem reconhecidos pelo esforço que estão prestando para desenvolver as atividades voltadas para a robótica. A nossa compreensão é de que uma nova porta vai se abrindo para que os nossos alunos possam entrar e conhecer as possibilidades das áreas fascinantes que são Tecnologia, Inovação e Robótica. O que eles fazem na escola acontece, agora, de maneira para valer na vida”, expressa o gestor complementando que, a partir da experiência internacional, os estudantes puderam ter uma visão ainda mais ampla e precisa da importância de estarem desenvolvendo projetos desde o ensino fundamental.  O Diretor do Centro de Informática da UFPE, professor André Santos, ressalta a importância da visita para o centro: "É ótimo que os alunos venham conhecer o nosso centro, pois podem conhecer as oportunidades oferecidas pelos nossos cursos e nossos laboratórios de pesquisa, e também para conhecermos mais sobre o projeto que eles desenvolveram".

Durante a visita ao Laboratório de Inovação Veicular (LIVE) os alunos serão estimulados a se dedicarem ainda mais ao tema Inovação, além de ficarem atentos às oportunidades de carreiras na área. A chegada do LIVE ao Centro de Treinamento e Pesquisas da Iron House, empresa de desenvolvimento imobiliário do Grupo Cornélio Brennand, deve atrair ainda mais projetos de inovação para a região. No coração da Várzea, o laboratório embarca vários tipos de softwares, sendo capaz de gerar novos conceitos, criar protótipos e validar seus usos tanto em modelos digitais quanto físicos, com o foco em desenvolver soluções inovadoras visando o carro do futuro.

“A parceria firmada entre a Iron House e o CIn-UFPE para convidar os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano visa contribuir para o fortalecimento da geração de conhecimento e inovação, promovendo a conexão entre a Universidade e os jovens, e mostrando o caminho das oportunidades de carreiras no setor. O impacto positivo dessa convergência de acontecimentos de inovação na Várzea, bairro onde o Grupo Cornélio Brennand nasceu e está há quase 100 anos, valoriza as potencialidades do bairro estimulando o setor produtivo, investindo em educação e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento socioeconômico local”, explica Ruy Rego, presidente da Iron House – Grupo Cornélio Brennand.

Programação
13h30 – Saída da Escola Municipal Rodolfo Aureliano para o Centro de Treinamento e Pesquisas da Iron House/Grupo Cornélio Brennand
14h00 – Abertura – Apresentação da Agenda de Visitas
14h30 – Apresentação e Visita ao LIVE (Laboratório de Inovação Veicular da FCA/Cin-UFPE)