A Openredu, rede social de educação colaborativa desenvolvida pelo grupo de pesquisa do CIn-UFPE CCTE, realizou a transferência com licença livre para operação em escala da Secretaria de Educação de Pernambuco. A oficialização da transferência foi realizada durante o Encontro Nacional ABED-FOCCA de EaD 2016, no dia 27 de novembro em Olinda/PE.

A transferência foi iniciada há 18 meses, com o início da implantação da plataforma em escolas da rede estadual. O uso da tecnologia foi ampliado, e em junho do ano passado, 105 escolas do estado já utilizavam o Openredu. Nesta semana, com o apoio da empresa DELL EMC e do Centro de Referência em Big Data da UFRJ, houve a transferência de conhecimento sobre a tecnologia para uso ilimitado em cursos abertos à distância além da expansão para as demais escolas da rede estadual de ensino.

A nova parceria com a equipe da SEDUC transferiu o conhecimento a partir das quatro liberdade básicas da licença GPL2 com toda a tecnologia do Openredu: liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles.

A Openredu é uma rede social destinada para instituições educacionais e empresas, com o objetivo de promover a educação colaborativa e gestão de conhecimento. A plataforma foi desenvolvida para fornecer um ambiente de fácil utilização para professores e estudantes. A tecnologia foi desenvolvida pelo CCTE (ciências cognitivas e tecnologia educacional), grupo de pesquisa do CIn-UFPE com uma abordagem interdisciplinar, formado por pesquisadores das áreas de ciência da computação, psicologia cognitiva, estatísticas e educação. Além do Openredu, o grupo também lançou outros modelos de ambientes de aprendizagem, como o sistema de gerenciamento de aprendizagem Amadeus e a plataforma de aprendizagem ubíqua Youubi.