Será realizada, no dia 1 de dezembro, uma palestra sobre Epidemiologia Computacional, ministrada pelo CKO da Epitrack Jones Albuquerque. As expectativas do encontro são de despertar a busca e o estudo de problemas complexos no público do evento, como forma de empreender e melhorar a sociedade. O público-alvo da palestra é quem tiver interesses em empreender com resolução de sistemas complexos fundamentados em ciência e empreendedorismo social. O evento será realizado no Pitch, espaço dedicado a inovações empreendedoras, resultado da parceria entre o CIn-UFPE e o Porto Digital.
Serão abordados os aspectos científicos de se tentar monitorar Epidemiologia pelas vias da Ciência da Saúde, Ciências Sociais e representação nas Ciências Exatas instanciadas por Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta área de pesquisa fundamenta a Epitrack, startup recifense que já ganhou vários prêmios, finalista em concurso mundial e que monitorou a Copa de Mundo de Futebol em 2014, os Jogos Olímpicos RIO2016 e desde 2015 monitora Gripe nos EUA e Canadá com o Flu Near You. Atualmente monitora doenças sintomáticas no Brasil pelo Ministério da Saúde com a plataforma Guardiões da Saúde. O palestrante, Jones Albuquerque, é CKO da Epitrack, pesquisador do LIKA-UFPE, cientista-chefe do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e professor da UFRPE.
Título: Epidemiologia Computacional como fundamento para Empreendedorismo Social (born and raised in Recife)
Data: 1 de dezembro de 2016
Local: Pitch (4º andar do bloco E do CIn-UFPE)