O grupo de pesquisa do CIn-UFPE iNnovative Educational eXperience in Technology (NEXT) realiza, no dia 14 de dezembro, o workshop “Prática PBL – Como resolver um problema?”. O evento será realizado das 14h às 17h no Pitch, espaço dedicado a inovações empreendedoras, resultado da parceria entre o CIn-UFPE e o Porto Digital. O público-alvo da palestra são alunos e professores da UFPE, e para participar, basta confirmar interesse enviando e-mail para "scs@cin.ufpe.br" e comparecer ao evento. São 20 vagas disponíveis, a ser preenchidas por ordem de chegada das confirmações.

Título: Workshop NEXT: Prática PBL – Como resolver um problema?
Resumo: Temos problemas a todo momento, uns bem simples de se resolver, outros nem tanto, e outros que nem sabemos por onde começar. Quando o problema é muito simples, dificilmente precisamos de ajuda. Por exemplo, “como conseguir carona de volta para casa”, com um simples teclar no WhatsApp do grupo de amigos e… pronto!  Já resolvemos este problema. Os problemas simples costumam ter soluções óbvias.

Mas, quando o problema não é simples, geralmente precisamos de ajuda. Primeiramente, para entender o problema e seu contexto, depois para pensar nas possíveis soluções. A boa notícia é que existem métodos que podem facilitar nossa vida e nos ajudar na resolução de problemas.

Vamos conhecer um deles? E que tal aplicá-lo para resolver um problema do seu interesse?

[14h-14h20] O que é PBL e seus princípios
[14h20-15h] Resolvendo problemas – cases
[15h-15h20] O processo de resolução de problemas de Delisle
[15h20-15h30] Coffee-break
[15h30-16h] Prática: usando o PBL-Coach para apoiar a resolução de problemas
  • Desafio exemplo: “Como mapear a arquitetura empresarial de uma organização?”
  • Cadastrando o desafio
  • Objetivos educacionais