O Centro de Informática (CIn) da UFPE apresentou dois trabalhos na ACM SIGAPP Symposium On Applied Computing, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de abril, em Marrocos, na cidade de Marraquexe. Os artigos foram apresentados na trilha de Engenharia de Requisitos, que visa explorar os diferentes avanços da área, além da relação dessa engenharia com outros campos de estudo. A trilha teve a submissão de 32 artigos – vindos de 14 países diferentes – dos quais apenas 6 foram aprovados para publicação futura na biblioteca digital da ACM, dentre eles, dois do CIn-UFPE.

Os artigos do Centro apresentados na conferência foram “A Gamification Requirements Catalog for Educational Software: Results from a Systematic Literature Review and a Survey with Experts”, resultado da dissertação de mestrado da aluna Mariana Peixoto, orientada pela docente do CIn-UFPE Carla Silva, e o artigo “An approach based on design practices to specify requirements in agile projects”, parte dos resultados da tese de doutorado da aluna Juliana Medeiros. Juliana teve como orientadores os professores do CIn-UFPE Alexandre Vasconcelos e Carla Silva. O trabalho também foi orientado pelo professor Miguel Goulão e teve contribuições do professor João Araújo, ambos docentes da Universidade Nova de Lisboa.

O ACM Symposium on Applied Computing teve esse ano a sua 32ª edição. O evento é um fórum mundial que tem como objetivo reunir cientistas da computação, engenheiros da computação, engenheiros de software e desenvolvedores de aplicativos de todo o mundo. A conferência tem 40 trilhas com diferentes áreas de conhecimento para as quais podem ser submetidos artigos. O professor do CIn-UFPE Jaelson Castro, juntamente com o professor Fabiano Dalpiaz, da Utrecht University, foram os coordenadores da trilha de Engenharia de Requisitos do simpósio ACM SAC 2017.