O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe, no dia 24 de maio, a primeira fase da Olimpíada Internacional de Microeletrônica da Armênia. O evento é destinado a estudantes universitários com idade até 30 anos e que tenham interesse no campo da microeletrônica. A primeira fase é composta de uma prova escrita com questões relacionadas à área. Os interessados em participar da competição devem entrar em contato com a professora do CIn-UFPE Edna Barros.

A Olimpíada, que já está em sua 12ª edição, tem como principal foco o estímulo ao desenvolvimento da microeletrônica na Armênia e nos países participantes da competição. O evento visa reconhecer e inspirar engenheiros da área jovens e talentosos, aumentando o interesse e busca por esse setor. Além disso, ao entrar em contato com o nível de conhecimento no campo com os jovens, é possível pensar em ajustes necessários em programas educacionais e finalmente criar uma comunidade de especialistas jovens envolvidos na microeletrônica. O evento é organizado pela Synopsys, empresa multinacional de automação de design eletrônico e semicondutores.

Os três estudantes que obtiverem as melhores colocações da América Latina (sendo, no máximo, um por país) seguem para a fase final, realizada em Yerevan, Armênia, em outubro deste ano. A organização da olimpíada cobre os custos da viagem, acomodação e alimentação para os participantes selecionados, mas cada finalista precisa pagar uma taxa de 200 dólares para participar.

Links importantes:

Site da Olimpíada: http://www.microelectronicsolympiad.am/en/ninth-year.html

Exemplos de questões da prova: https://www.synopsys.com/content/dam/synopsys/company/about/armenia/education-programs/Olymp_book_2016.pdf

Comentários desativados