O aplicativo recifense NatMachine foi um dos projetos brasileiros selecionados para a etapa mundial do Nasa Space Apps Challenge, hackathon promovido pela NASA. O aplicativo foi desenvolvido pelo ex-aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE Jamerson Lima junto a Amaro Virginio da Silva Neto, ex-aluno da UFRPE. O aplicativo está concorrendo com outros 140 projetos de todo o mundo para votação online do prêmio “People’s Choice” mundial.

A dupla desenvolvedora da tecnologia recebeu os prêmios de “Best use of Hardware” e o de “Local People's Choice Winner” do desafio da NASA pela criação do NatMachine, na etapa local. O aplicativo relaciona informação de cobertura de vegetação com dados de desenvolvimento econômico sobre uma determinada área, com objetivo de mostrar aos usuários se aquela é uma área que pode ser sustentável. Além do aplicativo, o time também desenvolveu um site para disponibilizar ao público os dados que são coletados e processados.

A ferramenta desenvolvida pela dupla pode ser utilizada como uma forma de medir o impacto no consumo de determinados recursos por parte de governos, que com a tecnologia, podem avaliar o nível de degradação de um determinado ambiente. Os desenvolvedores também acreditam que o NatMachine pode ser usado em eventuais explorações de recursos em outros planetas além da Terra

A competição – O NASA Space Apps Challenge é um hackathon internacional que acontece por 48 horas seguidas em diversas cidades ao redor do mundo. O programa tem como público-alvo programadores, cientistas, designers, tecnólogos e todos que forem entusiastas sobre o espaço e tenham interesse em se reunir para pensar em desafios enfrentados pelo planeta Terra e pelo espaço.

Mais informações sobre o NatMachine: https://2017.spaceappschallenge.org/challenges/our-ecological-neighborhood/our-planet-our-home/teams/andura/project