O Demo Day, tradicional evento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projetão do Centro de Informática (CIn) da UFPE, será realizado nos dias 10 e 12 de julho no Apolo 235. Na edição deste ano, projetos desenvolvidos em outras três disciplinas da UFPE que seguem o modelo de Projetão serão apresentados em conjunto no evento. O Demo Day reúne anualmente empreendedores, investidores e profissionais para exibir as soluções desenvolvidas por estudantes ao longo do semestre.

O Demo Day é o momento de encerramento de uma disciplina que, para o professor do CIn-UFPE Giordano Cabral, vai além dos limites da universidade. Giordano é um dos docentes de “Projetos de Economia Criativa”, disciplina criada a partir do modelo de Projetão TEC, como é chamada agora a disciplina original de Projetão. Segundo o docente, o grande ganho com a experiência é a oportunidade dos alunos exibirem projetos com aplicações reais, trabalhando com estudantes de diversas áreas. “O Demo Day é o momento de apresentar os resultados para pessoas que podem acreditar na sua ideia”, destacou Giordano.

O evento reunirá os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre nas disciplinas de Projetão TEC, Projetão de Sistemas de Informação (SI), Projetos de Economia Criativa e o Projetão do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA).

Em “Projetos de Economia Criativa” estudantes da área de comunicação tiveram como objetivo desenvolver um produto criativo – não necessariamente tecnológico – para ajudar a solucionar algum problema identificado pelos estudantes. A disciplina foi realizada pela primeira vez em 2017.1 e foi lecionada no Portomídia pelos professores Giordano Cabral, Bruno Nogueira, André Neves, Paulo Cunha e Solange Coutinho. No Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA), a disciplina de Projetão também foi ofertada pela primeira vez esse ano, lecionada pelos professores Manoel Guedes e Gilson Lima.

Ao longo do histórico de Projetão, há diversas ideias que cresceram e tornaram-se startups reconhecidas. A In Loco Media é um desses casos: a empresa da área de publicidade geolocalizada começou a ser desenvolvida no CIn-UFPE e hoje tem grande visibilidade no cenário nacional e internacional.

A edição deste ano do Demo Day será realizada no dia 10 de julho, às 8h30, e no dia 12 de julho, às 14h, no auditório do Apolo 235, localizado na Rua do Apolo, nº 235.  Confira alguns dos projetos que serão apresentados no evento:

Beak- Para estimular a leitura, foi proposto o soundbook: um ebook que toca sons e trilhas sonoras relacionadas com o conteúdo do livro na medida que o usuário vai lendo o texto.

MELivro – Um marketplace que permite venda e compra de livros usados de forma rápida, prática e barata.

Tatuaqui – Aplicativo que ajuda a pessoas que desejam se tatuar a encontrar o tatuador em que podem confiar e que tem o estilo de tatuagem que procuram.

Porquin – Um aplicativo que foca no serviços pós-vendas no varejo de roupas, ajudando o comprador a ter descontos em compras futuras e ajudando o vendedor a fidelizar o cliente e obter mais informações sobre suas preferências

Fisio decision – Aplicativo que sugere de forma inteligente ao fisioterapeuta o melhor tratamento para problemas de seus pacientes.

EventSoup – Sistema que ajuda encontrar fornecedores para eventos corporativos de forma prática e barata