O grupo de pesquisa Assistive do Centro de Informática (CIn) da UFPE está em festa. O aplicativo aBoard, fruto das pesquisas realizadas pela equipe, venceu nesta quarta-feira (01) o concurso de aplicativos educacionais no CBIE – Congresso Brasileiro de Informática na Educação, na categoria produto.  O evento, realizado pelo CIn e pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação -, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA, de 30 de outubro até esta quarta-feira , 1º de novembro.

O aBoard é um aplicativo de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para tablets e smartphones voltado para os indivíduos que têm deficiência na comunicação gestual, oral e/ou escrita, sendo possível também utilizá-lo como ferramenta de apoio na educação inclusiva e em terapias. O diferencial deste produto é a sua capacidade de dar sugestões que agilizem a produção de frases com sentido.

Assistive – O Assistive é o grupo de pesquisa que visa desenvolver tecnologias inovadoras em Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Fundado em Janeiro de 2014 no CIn-UFPE, o Assitive faz parte do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) e recebe financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

CBIE – O evento, de caráter internacional, teve como tema a “Aprendizagem das Coisas”, com foco em discussões sobre como podemos utilizar a Internet das Coisas para promover oportunidades de aprendizagem. O CBIE ainda englobou  o 28º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o 23º Workshop de Informática na Escola (WIE), as Jornadas de Atualização em Informática na Educação (JAIE), a Mostra Prática de Informática na Educação (MPIE), o Concurso de Teses, Dissertações e Monografias (CTD) e diversos workshops satélites, painéis e mesas redondas sobre o tema.