Ex-aluno de mestrado e doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Rodrigo Lins Rodrigues, conquistou o 2º lugar na categoria de Melhor Tese de Doutorado no CBIE – Congresso Brasileiro de Informática na Educação, que ocorreu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro no CIn-UFPE.

Intitulado “Uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais para previsão de desempenho a partir de padrões comportamentais de Autorregulação da Aprendizagem”, a pesquisa permite prever o desempenho de alunos matriculados em cursos EAD através de sua análise comportamental.

Para tal, foi realizado um processo de mineração de dados coletados durante um período de sete anos com 30.217 alunos em ambientes de LMS (Learning Management System). Foram usadas 32 variáveis comportamentais durante a análise, as quais são agrupadas nos seguintes construtos: estruturação do ambiente, busca por ajuda, estratégia para realização de tarefas, autoavaliação, gestão do tempo e estabelecimento de metas.

Desse modo, não só é possível prever o desempenho dos alunos, como também entender o processo de aprendizagem pelo qual estão passando e reverter as dificuldades de aquisição de conhecimento em aprendizagem.

Como forma de aumentar a capacidade de professores e tutores em perceber a evolução no desempenho dos alunos, foi projetada uma interface de dashboard em que os professores poderiam registrar as mudanças de comportamento na plataforma.