O time ALT, formado pelos alunos Arthur Costa, Lucas Santana e Tiago Gonçalves do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou a terceira posição na competição nacional da Maratona de Programação, com direito a medalha de ouro e vaga na fase mundial da competição ACM ICPC, que acontecerá em Beijing, China, em abril de 2018.

A equipe resolveu nove dos 13 problemas propostos, a mesma quantidade de problemas resolvidos pela USP – São Carlos, que ficou em segundo lugar porque usou 54 minutos a menos para resolver os mesmos nove problemas. O primeiro lugar nacional ficou com a USP (São Paulo), que resolveu 11 dos 13 problemas, o melhor desempenho dentre todos os times da América Latina.

A mesma prova foi aplicada simultaneamente para todos os times finalistas da América Latina. No quadro geral da América Latina, incluindo times muito fortes como os da Argentina e de Cuba. Neste contexto, o time ALT ficou em quarto lugar. No entanto, o título de Campeão Sul-Americano será disputado oficialmente durante a fase final, em Beijing, na China.

A UFPE também foi representada pelo time Veteranos Bolados, formado pelos alunos Divino Neto, Gabriela Britto e Vitor Castelo Branco que ficou com a 15a. posição no Brasil, com 7 problemas resolvidos.

Confira os scores e detalhes de pontuação de todos os times da América Latina no link http://www.bombonera.org/score2017f2/score/