O RobôCIn, o grupo de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou o quinto lugar no RoboCup Soccer 2017, que aconteceu na Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (CBR) 2017. O grupo, que se formou para participar de competições e ampliar o conhecimento em soluções práticas e inteligentes na área de robótica, foi destaque na competição, obtendo vitórias expressivas e chegando às semifinais. O evento aconteceu em Curitiba, de 7 a 11 de novembro. Essa é a segunda participação da equipe na competição, sendo a primeira em 2016.

Com o apoio do Centro e a orientação dos professores Edna Barros e Hansenclever Bassani, o RobôCIn participou pela segunda vez na categoria IEEE Very Small Size da RoboCup Soccer, disputando de igual para igual com grandes times do evento.  O grupo foi o 5º colocado da competição, ficando à frente de equipes de universidades tradicionais, como USP, ITA e UFSCar. O saldo de gols foi de 53, o maior da competição. Para comparar, a primeira colocada teve um saldo de 46 gols, o que pode ser visto no quadro abaixo.

Hansenclever relata que o último jogo foi especialmente emocionante, com direito a pênalti perdido e bola sobre a linha do gol no final do jogo. “Nossa equipe tinha uma estratégia melhor, mas os robôs do oponente eram muito mais fortes e pesados que os nossos, e simplesmente carregavam nossos jogadores com bola e tudo para o gol. Com isso, terminamos o segundo tempo perdendo de sete a quatro. Então, em uma aposta arriscada para tentar equilibrar as forças, aumentamos a tensão nos motores acima do nível recomendado, e com isso conseguimos fazer quatro gols no segundo tempo, enquanto eles fizeram apenas dois. Final: 9×8. Por pouco!”.

Para Lucas Cavalcanti, aluno do CIn e integrante do RobôCIn, “a gente está com planos para o futuro de crescer o RobôCIn,não apenas melhorar nesta categoria, mas avançar para outras categorias, afinal, o RobôCIn quer ser referência em robótica no país. Nos próximos anos, nós almejamos competir em outras categorias e disputar competições internacionais, que é o lugar onde o RobôCIn merece estar.”

A transmissão do final do jogo RobôCIn x Pequi Mecânico pode ser vista no link https://youtu.be/P-w80ftXj-4?t=30m11s.

Conheça o RobôCIn em https://www.youtube.com/watch?v=_c9QNyWlv7k.

Time de alunos do RobôCIn:

1.      André Luís Damázio de Sales Júnior

2.      Juliana do Nascimento Damurie da Silva

3.      Carlos Henrique Caloete Pena

4.      Lucas Henrique Cavalcanti Santos

5.      Cristiano Santos de Oliveira

6.      Lucas Oliveira Maggi

7.      David Riff de França Tenório

8.      Marvson Allan Pontes de Assis

9.      Esdras Barbosa Lima da Silva Júnior

10.  Mateus Gonçalves Machado

11.  Gabriel Marques Bandeira