Com o objetivo de aproximar a universidade do mercado de trabalho, o curso de Sistemas de Informação (SI) do Centro de Informática (CIn) da UFPE promove seu II Ciclo de Seminários. O evento, aberto ao público, acontece no dia 4 de dezembro (segunda-feira), às 19h, no Anfiteatro do Centro. O ciclo tem o propósito de ampliar a visão dos alunos sobre o curso, estimular sua participação e seu conhecimento sobre as oportunidades e os desafios do mercado.

Para o evento, são convidados profissionais atuantes no mercado que irão apresentar seus currículos, história profissional e falar sobre o mercado para os profissionais de SI. Também são convidadas empresas que possuem programas de estágio para apresentar as suas demandas por profissionais.

Nesta edição, estarão presentes representantes da empresa Truewind, especializada no desenvolvimento de software e de sistemas de informação, e o doutorando em Ciências da Computação pelo CIn-UFPE Anderson Fonseca e Silva.

De acordo com o professor do CIn-UFPE Leando Almeida, o seminário foi desenvolvido para aproximar os profissionais de mercado com o curso de SI, motivando os alunos a buscarem mais conhecimento, mostrar os diversos perfis de profissionais de SI, motivar o desenvolvimento de pesquisas e contribuir com a redução de desistências do curso. “A partir disso, o curso de Sistemas de Informação (SI) do CIn-UFPE se mantém alinhado com as demandas profissionais do mercado, sem ignorar o histórico de discussão e o conhecimento gerado até o presente”, explica.

Para tal, os alunos colaboram com a construção do evento de forma ativa através de sua participação na disciplina de Introdução a Sistemas de Informação, do primeiro período do curso. Para a cadeira, são estudados e discutidos artigos que estejam ligados ao mercado.