O Ikapp, projeto desenvolvido no Voxar Labs do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFPE, foi destaque no programa Como Será? que foi ao ar no último sábado, na TV Globo.

O quadro Expedição Digital mostra iniciativas de inovação e tecnologias digitais a serviço de um mundo melhor, e na edição do sábado discutiu acessibilidade e tecnologias assistivas, tendo o  Ikapp como destaque. O projeto é fruto da disciplina Projetão e do doutorado da pesquisadora Alana Elza, orientado pela professora Veronica Teichrieb (CIn-UFPE). Alana é pesquisadora do Voxar Labs e professora do departamento de Engenharia Biomédica da UFPE.

Sobre o Ikapp: é um sistema que auxilia no tratamento fisioterapêutico, permitindo um acompanhamento remoto e garantindo repetições fisioterápicas mais seguras para o paciente. O Ikapp possui uma versão em Realidade Aumentada e outra em Realidade Virtual, ambas contribuindo para um caráter lúdico, aumentando o engajamento dos pacientes. O sistema é capaz de reconhecer e monitorar os movimentos realizados, corrigindo-os quando necessário, aumentando a eficácia do tratamento.

Assista!

Comentários desativados