Os pesquisadores do grupo Voxar Labs do Centro de Informática (CIn) da UFPE José Guedes dos Santos Júnior e João Paulo Silva do Monte Lima receberam o prêmio de melhor artigo completo do Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), maior evento científico brasileiro nas áreas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O evento aconteceu de 29 de outubro a 1 de novembro, em Foz do Iguaçu, em conjunto com o SBGAMES e o SIBGRAPI, principais eventos científicos nacionais nas áreas de games e computação gráfica/visão computacional.

Intitulado de “Particle swarm optimization for 3D object tracking in RGB-D images”, o trabalho foi desenvolvido durante o mestrado de José Guedes e orientada por João Paulo Lima, no programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, José Guedes é aluno de doutorado do Centro de Informática, sendo orientado por Veronica Teichrieb e coorientado por João Paulo Lima, onde dá continuidade à pesquisa premiada no SVR 2018. Recentemente, os autores também tiveram o trabalho publicado em uma edição especial da revista Computer & Graphics.Outros dois trabalhos do Voxar Labs, também apresentados no SVR, foram publicados na edição especial da Computer & Graphics.

Os trabalhos intitulados “A comparative evaluation of direct hand and wand interactions on consumer devices”, de Lucas Figueiredo, Eduardo Rodrigues, João Marcelo Teixeira e Veronica Techrieb, e “Ray Tracer Based Rendering Solution for Large Scale Fluid Rendering”, de “Caio José dos Santos Brito, André Luiz B. Vieira e Silva, João Marcelo Teixeira e Veronica Teichrieb também foram publicados na edição especial da Computer & Graphics de 2018.