O projeto “Minha tese em 3 minutos” é uma série de vídeos que tem como objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. A ideia é fazer com que o conhecimento construído na universidade atinja também a comunidade externa. O lançamento do projeto ocorreu no dia 7 de junho durante a Premiação de Periódicos 2019 no Anfiteatro do CIn.

O primeiro vídeo traz Felipe Ebert, doutor em Ciência da Computação, apresentando a tese “Understanding Confusion in Code Reviews”. O trabalho foi orientado pelo professor Fernando Castor e co-orientado por Alexander Serebrenik da Eindhoven University of Technology. Felipe defendeu sua tese em fevereiro de 2019. A pesquisa traz um embasamento teórico para um problema que faz parte da rotina de desenvolvedores no mercado, compreender o que está sendo revisado durante a revisão de códigos.

A trajetória acadêmica de Felipe teve início no CIn-UFPE, onde concluiu a graduação em 2009 e o mestrado em 2013. Ele destaca a importância do Centro para o desenvolvimento da tese de doutorado: “O CIn me ajudou porque ele me deu todo embasamento teórico que eu precisava e não teórico também. E sempre tiveram oportunidades aqui no CIn de pesquisa, de investimentos, etc”.

O interesse de pesquisa de Felipe está relacionado a forma como sistemas de software e desenvolvedores interagem entre si. O pesquisador considera tanto os aspectos técnicos quanto os sociais da manutenção de softwares, especificamente a revisão de códigos, mining software repositories e também aspectos de desenvolvimento social. Ele já trabalhou com error handling e software energy consumption.

Para conhecer mais detalhes sobre a tese de doutorado de Felipe Ebert, assista abaixo o primeiro vídeo do “Minha tese em 3 minutos”.

 

 

Comentários desativados