José Augusto Suruagy, professor titular e vice-diretor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebeu o Prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).  A homenagem é feita a membros da SBC que se distinguiram ao longo de sua vida por servições prestados à Sociedade, sendo exclusivo a sócios efetivos e fundadores. A entrega foi realizada por Thais Vasconcelos Batista, vice-presidente da SBC, na abertura do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) 2019, em Belém – PA. O evento ocorreu no dia 15 de julho de 2019.

O prêmio referencia o professor Newton Faller, pesquisador do Núcleo de Computação e Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é responsável pela descoberta de algoritmos de Huffman adaptativo enquanto trabalhava na International Business Machines (IBM) do Rio de Janeiro. Essa é a segunda que vez que um professor do CIn-UFPE recebe a honraria, a primeira foi no ano de 2017 pelo professor titular Paulo Cunha.

No palco de abertura do CSBC 2019, o vice-diretor do CIn-UFPE relatou a surpresa que teve ao saber que era o ganhador do Prêmio Newton Faller e agradeceu à SBC. A escolha do professor foi realizada por um comitê de apreciação presidido pela vice-presidente da SBC e três membros indicados pela diretoria. A SBC destacou como motivo do mérito de Suruagy a colaboração e dedicação à múltiplas atividades de interesse da comunidade nacional de computação, dando ênfase a atuação junto ao Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Ciência da Computação da SBC. Contribuindo assim para o crescimento da Sociedade.