Nos dias 17 e 18 de setembro, o Prof. Daniel Cunha participou, juntamente com alguns professores da UFPE e da UFRPE, acompanhados de outros atores importantes da sociedade pernambucana, da Reunião Regional de Recife-PE vinculada ao Projeto “Cenários de Defesa 2040”. O encontro foi organizado pela Escola Superior de Guerra com o apoio do Ministério da Defesa e do Comando Militar do Nordeste. O objetivo deste evento foi obter as informações necessárias para identificar aspectos que poderão moldar possíveis cenários para a defesa do Brasil até 2040 nas diversas expressões do poder nacional. O projeto “Cenários de Defesa 2040” realizou outras reuniões semelhantes em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, São José dos Campos e outras cidades do país.