Bruna Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebeu o prêmio de melhor artigo da International Conference on Software, Telecommunications and Computer Networks (SoftCOM) 2019. A conferência ocorreu na cidade de Split na Croácia entre os dias 19 e 21 de setembro. O trabalho “Optimized Energy Consumption in Linear Slotted Aloha Ad Hoc Networks with Equidistant Hops” é fruto da pesquisa de mestrado de Bruna orientada pelo professor Renato Moraes no CIn-UFPE. Com o prêmio, Bruna é convidada a submeter uma versão revisada e ampliada do trabalho para uma possível publicação no Journal of Communications Software and Systems (JCOMSS).

A SoftCOM 2019 foi co-organizada pela Universidade de Split, FESB e Sociedade Croata de Comunicação e Informação (CCIS) e co-patrocinada pela IEEE Communications Society. Autores de todo o mundo foram convocados a submeter artigos de alta qualidade com resultados originais em todas as áreas de software, serviços e aplicações de comunicação, telecomunicações e redes de computadores. O trabalho de Bruna Silva propõe um novo método para otimizar o consumo de energia em redes ad hoc e de sensores que emprega o protocolo de acesso ao meio slotted Aloha e considera vários parâmetros da camada física de comunicação.