O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Alex Sandro Gomes, é um dos autores da obra “Inovação 3.0 e o pensamento de design associado”, lançada este mês. O livro, baseado nas experiências do ensino da disciplina em cursos de tecnologia, apresenta o raciocínio de Design, as habilidades, competências e técnicas necessárias ao Designer e uma proposta de prática de ensino de como essas habilidades, competências e técnicas podem ser desenvolvidas.

Disponível na loja online da Amazon e no site oficial da publicação, o livro, que também conta com a autoria de Angela Lima Peres e Fábio Ferreira da Costa Campos, é direcionado à estudantes, designers, engenheiros, cientistas, técnicos, professores e profissionais de qualquer área, já que a obra visa ajudar o leitor a tomar consciência dos aspectos cognitivos e sociais da prática do Design e propagar o raciocínio de Design entre os mais diversos setores industriais.

De acordo com o professor, a idéia para a produção do livro partiu do questionamento de qual deveria ser a abordagem adequada para explicar aos estudantes da área de tecnologia a como lidar com o problema da criação de novos produtos. “A escrita do livro levou em torno de quatro anos e ao elaborá-lo tentei responder perguntas, ao mesmo tempo que verificava em sala de aula a melhor maneira para introduzir junto aos alunos de graduação a abordagens centradas em humanos e com foco na geração de valores. Esse problema não é exato, não tem solução única e demanda muitas habilidades que eles não escolheram desenvolver. Uma visão desse conjunto de noções foram amadurecendo em mim e o resultado apresento neste livro”, ressalta.