O AraboIA, iniciativa de extensão desenvolvida por alunos e professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, é um projeto que visa levar conhecimentos de Programação, Inteligência Artificial e Segurança da Informação para alunos de escola pública. Idealizado inicialmente para oferecer aulas presenciais, o curso será realizado em plataforma virtual devido à pandemia do novo coronavírus. Os alunos terão acesso ao material EAD a partir do dia 15 de junho, data de início das aulas. O projeto é uma realização do CIn com apoio da UFPE e a Proexc.

O EREM Professor Cândido Duarte, localizada em Apipucos, será a primeira instituição de ensino beneficiada pelo projeto. Durante o curso, que terá duração de 10 meses, os participantes poderão aprender os conceitos de como criar programas simples de computadores, o funcionamento de algoritmos de inteligência artificial e noções sobre segurança da informação. O ensino será transmitido através de videoaulas, acompanhamentos, exercícios e o desenvolvimento de projetos.

Para mais informações sobre a iniciativa e para conhecer toda a equipe envolvida, o projeto conta com um instagram. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail araboia@cin.ufpe.br.