O projeto Sistema Geográfico de Informação Inteligente (COVID SGIS), desenvolvido no Centro de Informática (CIn) em parceria com o Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, visa realizar a projeção do número de casos confirmados da Covid-19 utilizando inteligência artificial, com intervalo de confiança de 95%, para todos os estados do Brasil.  A plataforma permite análise de dados através de gráficos de casos confirmados e mortes, para até 6 dias posteriores, além de mapas de calor das regiões afetadas. A proposta foi uma das quatro selecionadas no edital “Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, Visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19”, lançado em abril pela Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE (Prospeq).

O projeto é gerenciado pelos professores do CIn, Abel Guilhermino e Wellington Pinheiro, além dos alunos Gabriel Marques, Eduardo Luiz, Luiz Albuquerque, Lucas Job, Samuel Barbosa, Airton Sampaio, Ana Clara e Clarisse Lima. A equipe também contou com contribuição relevante da Profa. Patty Kostkova da University College London (UCL). Os dados projetados pela plataforma está aberta e funcional para todos e pode ser acessada através do site (www.cin.ufpe.br/~covidsgis), podendo ser melhor aproveitada para gestores da saúde de todo o Brasil. 

O método proposto para previsão dinâmica pode ser usado para orientar políticas sociais e planejar intervenções diretas de maneira robusta, flexível e rápida. Como se baseia em informações de vários bancos de dados, pode ser adaptada às diferentes realidades, tornando-se uma ferramenta importante para orientar o curso da política e da ação contra a pandemia de Covid-19 em todo o mundo. A versão 1.0 do COVID SGIS está limitada a desktops, porém a equipe pretende ter uma versão para dispositivos móveis posteriormente. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas através do site (https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.30.20117945v1).   

Comentários desativados