O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco, através da sua Gerência de Ensino, promoveu duas palestras virtuais na última semana com foco na volta às aulas do período suplementar 2020.3, que acontece a partir do dia 17 de agosto. 

“Sabemos que junto com o período suplementar vêm algumas inquietações e dúvidas dos estudantes, gente que se sente meio desanimada, sem saber se deve ou não se matricular nas disciplinas e se vai dar conta disso neste semestre tão diferente, tanto para os estudantes, quanto para os professores. Essas dúvidas são super naturais e pensando em colaborar com os alunos neste momento a Gerência de assuntos educacionais do Centro de Informática programou algumas ações que estão focadas nas estratégias auto-reguláveis, sejam relacionadas a metacognição, ou a motivação, emoção, comportamento. Tudo o que envolve o processo de aprender neste semestre que vai acontecer neste novo tempo” revela Patrícia Mergulhão, técnica em assuntos educacionais do CIn. 

No encontro realizado na segunda-feira (3), o bate-papo, de cerca de 1h30, foi com o professor de microbiologia da UFPE, Bruno Severo, onde foram debatidas as formas de manter a felicidade e a motivação neste novo semestre de ensino remoto. 

Para o docente, que ministra disciplinas sobre Saúde Mental, Emocional, Ciência da Felicidade e Emoções Positivas, neste momento é essencial que as tecnologias possam ser aproveitadas como canal de aproximação e afetividade. 

“Nosso distanciamento é físico e não afetivo, e nós podemos ter afetividade usando essa tecnologia. O que quero neste momento é plantar uma semente, tudo que falo é o que eu estou tentando aplicar na minha vida neste momento, que é potencializar as emoções positivas. E é bom lembrar que o bate-papo não acaba quando termina, todos os interessados podem me procurar nas redes sociais para tirar dúvidas sobre esse processo. Quero que vocês percebam que não estão sozinhos nesta caminhada, neste período suplementar”, revelou Bruno. 

Já no evento do último sábado (8), com duração de 1h20, quem mediou a conversa foi o professor do CIn, Alex Sandro Gomes. Na palestra, com o tema “Regulação da Aprendizagem”, foi discutido o papel dos alunos da instituição durante o período de vídeo-aulas. 

“A internet está repleta de vídeos que tentam explicar o que é o ensino remoto e a maioria desses vídeos são focando no professor, mas eu não vi muitos vídeos voltados para os alunos e como eles devem se portar neste processo”, comentou o professor Alex. De acordo com ele, a preocupação do Centro de Informática em promover ações que ajudem a estimular o desempenho dos alunos neste período é de extrema importância para que o corpo discente consiga tirar suas dúvidas e se sinta mais preparado para este formato de aulas. “Quero parabenizar a equipe que tem esse cuidado e esse zelo com os alunos nesta retomada”, completou.  

As duas palestras encontram-se disponíveis para acesso no canal oficial do Centro de Informática no YouTube. Para assistir, basta clicar aqui.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00