Num ano difícil, repleto de desafios e de um novo formato de trabalho, o Centro de Informática (CIn) da UFPE, considerado um dos maiores pólos universitários em tecnologia da América Latina e o quinto melhor curso de computação do país, têm se dedicado em solidificar, cada vez mais, sua identidade visual, por meio de suas plataformas de contato com o público. Sabendo disso, um novo site do CIn, muito mais atrativo visualmente, rápido e moderno, foi lançado na última sexta-feira (18).

Após o redesign do logotipo, o lançamento da nova plataforma da instituição compõe um  série de ações, fruto do trabalho conjunto entre a Assessoria de Comunicação, Gerência de Informações e Sistemas e a diretoria do Centro, que busca estabelecer um aspecto de inovação, agilidade e melhor aplicabilidade em relação aos meios de comunicação desta Instituição que é referência em tecnologia.

Buscando por uma maior autonomia e confiando no talento e responsabilidade dos profissionais que compõem o Centro, o site foi desenvolvido com o trabalho dos servidores da casa, Daniel Brandão, lotado na Gerência de Informações e Sistemas, responsável pela programação do sistema, e Cláudia Ferraz, lotada na Assessoria de Comunicação (Ascom) do CIn, que cuidou do conteúdo e design.

“A ideia era de criar um site que refletisse a proposta da nova marca do CIn-UFPE, completando a identidade visual dessa “nova era” do CIn, mais moderna e atual, em termos de design. Queríamos algo clean, simples e completo, o que é um grande desafio levando em consideração a quantidade de informação que o site do CIn demanda. Ainda é um trabalho em construção, mas esse lançamento (junto com a marca) foi um grande passo para comunicarmos com mais precisão a essência do CIn e como queremos ser vistos”, explicou Cláudia Ferraz.

Na construção do novo site, diversos setores do Centro de Informática foram ouvidos para que o produto final pudesse estar de acordo com o que a instituição, como um todo, almejava. “Fizemos várias reuniões com diferentes setores do CIn e levantamos os requisitos para entender as mudanças que eram desejadas a fim de definir as tecnologias, e o layout mais adequado”, contou Daniel Brandão.

Ainda segundo o servidor, um dos principais desejos da comunidade acadêmica em relação ao novo portal, era de que ele pudesse acompanhar toda a evolução que o próprio Centro teve nos últimos anos.”Foi necessário um portal mais moderno, que fosse de fácil adequação para acompanhar a velocidade de evolução do próprio CIn, sempre com novos projetos e ideias. Graças ao esforço conjunto e dedicação da equipe de desenvolvimento, da equipe de redes e da ASCOM foi possível concluir este projeto em tempo recorde”, completou.

André Santos, José Augusto Suruagy e Sílvia Matos, diretor, vice-diretor e assessora de comunicação do Centro de Informática, respectivamente, também integraram o quadro de trabalho para preparação do novo site. Para Sílvia Matos, assessora de comunicação do Centro, o maior desafio na construção da nova plataforma foi levar em consideração as necessidades de toda a audiência, e criar um espaço dinâmico e acessível com as tendências de comunicação online. “Construir uma página nova para o CIn-UFPE é um desafio e tanto. Nosso público é muito híbrido e as necessidades são muito  de área para área. Temos uma mistura de site com intranet e ainda um conteúdo mais dinâmico com notícias e informações institucionais. Cada coordenação precisa de recursos diferentes em suas páginas e conseguir construir tudo de acordo com as expectativas e tendências de comunicação on-line, levando em consideração diversos formatos de conteúdo disponíveis, site responsivo, layout inovador, versão em outros idiomas etc”, contou.

Ainda de acordo com a assessora de comunicação, a construção da plataforma continua. Agora, de forma coletiva, todos os integrantes da comunidade acadêmica do CIn devem atuar para que o site seja cada vez mais completo, funcional e democrático. “As melhorias devem ser constantes e realizadas com cuidado e pertencimento de todos que fazem o CIn. Este site é nosso. A nossa expectativa é de melhorar cada área a partir da contribuição da nossa audiência”, reiterou.

Apesar de novo, o site do Centro de Informática permanece no mesmo endereço. Acompanhe através dele as principais notícias do CIn.