A 9ª edição do Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) deste ano elegeu dois artigos de autoria de um aluno de mestrado e dois professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE para concorrer na categoria de melhor artigo científico de 2020.

O evento, considerado o mais importante do país nas áreas de Inteligência Artificial e de Inteligência Computacional, é realizado em conjunto com o 16º Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), o 12º Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC), além do VIII Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe) e o IV Brazilian Competition on Knowledge Discovery in Databases (KDD-BR).

O trabalho do aluno de mestrado do CIn Jonathan Henrique Andrade de Carvalho, intitulado “Impacts of Multiple Solutions on the Lackadaisical Quantum Walk Search Algorithm”, foi desenvolvido juntamente com Luciano Serafim de Souza, da UFRPE, o professor do CIn Fernando Maciano de Paula Neto e Tiago Alessandro Espinola Ferreira, professor da UFRPE e da Harvard School of Engineering and Applied Sciences. Já a tese “Decoding machine learning benchmarks” concorre na categoria “Best papers” e foi desenvolvida pelo professor do CIn Ricardo Prudêncio juntamente com os pesquisadores da UFPA Lucas Cardoso, Vitor Cirilo A. Santos, Regiane Kawasaki e Ronnie Alves, do Instituto Tecnológico Vale.

Nesta edição, devido à pandemia do novo coronavírus e às questões sanitárias e econômicas relacionadas, o BRACIS 2020 será uma conferência virtual online através da plataforma Underline.io. Ambos os trabalhos do CIn serão apresentados nesta terça (20) durante o primeiro dia de realização do evento, a partir das 14h. A programação completa do simpósio pode ser acessada através do link.

Além disso, a tese de doutorado de Fernando Maciano de Paula Neto, professor do CIn, foi uma das finalistas do CTDIAC e angariou uma colocação entre os três melhores trabalhos do país. Com orientação da Professora Teresa Ludermir (CIn-UFPE) e co-orientação do Professor Wilson Oliveira (DEINFO-UFRPE), a tese intitulada “Advances in quantum neural networks” será apresentada nesta quarta (21), a partir das 13h30.

Sobre os simpósios: O BRACIS surgiu da combinação dos dois eventos científicos mais importantes do Brasil em Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Computacional (CI): o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial – SBIA (22 edições), e o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais – SBRN ( 13 edições). ENIAC é um fórum nacional para pesquisadores, profissionais, educadores e alunos apresentarem e discutirem inovações, tendências, experiências, desenvolvimentos e trabalhos em andamento nas áreas de Inteligência Artificial e Computacional. O CTDIAC é um evento satélite que tem como objetivo divulgar e premiar as melhores dissertações e teses (mestrado e doutorado concluídos em universidades brasileiras de junho de 2018 a maio de 2020) nas áreas de Inteligência Artificial e Computacional.