Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Data: 30/10/2020
Hora/Local: 10h – Virtual – meet.google.com/wpe-kxxp-pku
Banca Examinadora:
Prof. Paulo Romero Martins Maciel (UFPE / CIn)
Prof. Gustavo Rau de Almeida Callou (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Jamilson Ramalho Dantas (UNIVASF / Colegiado em Ciência da Computação)

RESUMO:

A Internet está passando por transformações significativas e mudando o mundo ao seu redor. Também podemos ver que a Internet é usada em muitas áreas e inúmeros propósitos, mesmo por objetos. Essa evolução leva à definição do conceito de Internet das Coisas (IoT). É um sistema composto por recursos de armazenamento, dispositivos sensores, controladores, aplicativos e infraestrutura de rede, a fim de fornecer algum serviço aos seus usuários. Como a IoT compreende componentes heterogéneos, a criação desses sistemas, bem como a comunicação e manutenção de seus componentes, torna-se uma tarefa complexa. Há um crescente interesse e esforços da academia e da indústria em áreas como cidades inteligentes, casas inteligentes e indústria 4.0, que podem ser vistos como conceitos relacionados à IoT. Esta dissertação apresenta uma análise de sensibilidade de um sistema de IoT, considerando diferentes infraestruturas e modelos para avaliar métricas de disponibilidade. Um estudo de caso foi realizado com base em diferentes cenários, considerando um edifício inteligente. Os modelos propostos nos permitem estimar medidas como a disponibilidade em estado estacionário. Assim, foi possível notar um ganho de disponibilidade no sistema ao aplicar redundância a uma infraestrutura gerenciamento local. Além disso, houve um ganho de disponibilidade ao considerar a infraestrutura de computação em nuvem para gerenciar um sistema composto por dois ou mais edifícios. A análise de sensibilidade revelou os componentes que mais afetam a disponibilidade. Também realizei uma análise comparativa dos custos orçamentários entre as infraestruturas de gerenciaento locais e baseadas na nuvem. Este estudo considerou um sistema fotovoltaico inteligente, onde as análises anteriores serviram de base para o sistema proposto. Além disso, foi avaliado o custo de implantação e a economia obtida.

Palavras-chave: Internet of Things, Dependability model,  Smart Building,
Energy.