Chaina Santos Oliveira, aluna de doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebeu o prêmio do The Duolingo Dissertation Awards Program 2020 pela sua tese sobre síntese e reconhecimento de fala intitulada “Item Response Theory Model to Evaluate Speech Synthesis and Recognition”. O trabalho, orientado pelo professor do CIn Ricardo Prudêncio, foi desenvolvido dentro do projeto de pesquisa e inovação CIn/Motorola, uma parceria de 18 anos composta de vários professores e alunos do Centro, além de profissionais do próprio convênio e da Motorola Mobility.

O programa, que garante apoio e suporte para pesquisas de teses de mestrado sobre o aprendizado de uma segunda língua ou língua estrangeira através da tecnologia, abriu chamada para estudantes de doutorado do mundo todo.

Com a premiação, Chaina conquistou um certificado formal e uma quantia de 5 mil dólares.