Professores e estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE tiveram dois artigos aceitos na principal trilha de pesquisa durante a 43ª International Conference on Software Engineering (ICSE 2021). A renomada conferência está listada no CSRankings como uma das mais importantes na área da Engenharia de Software.

O artigo “Shipwright: An Approach to Building, Clustering, Analyzing, and Fixing Broken Dockerfiles” foi elaborado pelo grupo de pesquisa de teste e análise de software do CIn (STAR), com a participação dos professores Leopoldo Teixeira e Marcelo d’Amorim e o aluno de mestrado Denini Silva, em colaboração com os pesquisadores da University of Wisconsin-Madison Jordan Henkel e Thomas Reps. O trabalho propõe um sistema que analisa arquivos Docker problemáticos para encontrar reparos automáticos ou sugestões de correção dos problemas.

Já o artigo “What Makes a Great Maintainer of Open Source Projects?” tem participação do professor Fernando Castor, do grupo de pesquisa e produtividade de software do CIn (SPG), em colaboração com os pesquisadores Paulo Meireles da Universidade Federal de São Paulo, Igor Steinmacher e Igor Wiese da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o alumni do programa de doutorado do CIn Gustavo Pinto e Edson Dias da Universidade Federal do Pará. O artigo elícita as principais características de boas(ns) mantenedoras(es) de projetos de Software Livre e constrói uma teoria com base nessas características, a partir de entrevistas com mais de 30 mantenedoras(es).