Durante a 9ª edição do concurso de inovação e empreendedorismo do Instituto Claro, o Campus Mobile, o projeto Cultiv.ai, desenvolvido por alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, garantiu uma vaga entre os finalistas da competição. O evento, que ocorreu de maneira online na última sexta-feira (5), contou com a participação de 198 jovens de 68 universidades pelo Brasil, que submeteram projetos para a competição. 

A partir da proposta do desafio, os estudantes desenvolveram trabalhos que apresentam soluções com impacto social por meio de aplicativos mobile nas categorias: diversidade, saúde, smart cities, smart farms, games e educação. Neste contexto, o Cultiv.ai propõe sugestões de manejo e análise para agricultura de precisão, focado nas necessidades dos pequenos e médios agricultores. Através do app, os usuários conseguem utilizar o sistema de reconhecimento de doenças em folhas a partir de uma simples foto do celular, além de ter acesso à leitura de dados como umidade, pH e índice NPK em menos de 1 minuto e de forma portátil. O aplicativo está disponível no Google Play Store, para dispositivos android, e na Apple Store para IOS.

Além disso, o CIn também ganhou destaque durante a semana imersiva oferecida pelo concurso. O evento promoveu diversas mentorias de negócios para os participantes nas respectivas áreas de atuação de seus projetos, com representantes de grandes empresas brasileiras. Na semifinal do desafio, o Centro foi representado por Laís Bandeira, que conquistou o título de embaixadora da Campus Mobile após ter vencido a competição na categoria Saúde em 2020, com o AuTecla.

Agora, nesta última etapa decisiva, os participantes passarão por mentorias com especialistas nas respectivas áreas dos projetos desenvolvidos para finalizar os protótipos antes da escolha dos grandes vencedores. O primeiro lugar de cada categoria da competição irá ganhar, além de prêmio em dinheiro, uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecer empresas de sucesso na área de tecnologia. A lista completa dos finalistas pode ser acessada no site da Campus Mobile.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00