Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 328

Aluno: Carlos Alexandre Porto

Orientador: Prof. Hermano Perrelli de Moura

Título:  Um estudo sobre a Avaliação da Maturidade em Gerenciamento de Projetos através dos dados de um Observatório de Projetos

Data da Defesa: 25/02/2021

Hora/Local: 15:00h–Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)

Banca Examinadora:

Prof.  Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (CIn-UFPE)

Prof. Ovidio Felippe Pereira da Silva Júnior (UNIVALI)

Prof. Hermano Perrelli de Moura (CIn-UFPE)

Resumo:

Nos últimos anos as instituições de ensino público cresceram de forma bastante elevada, tanto em estrutura física quanto em contingente de alunos e servidores. Com todo esse desenvolvimento houve também um significativo aumento das demandas das áreas de planejamento e gerenciamento de projetos, bem como uma maior cobrança na qualidade das entregas desta área por parte dos líderes das organizações. Nesse contexto, para a apoiar as implantação e sistematização das metodologias de gerenciamento de projetos, surgem os modelos de avaliação da maturidade organizacional. No caso dos Institutos Federais (IFs), que têm pouco mais de dez anos de existência, o desenvolvimento e experiências com gerenciamento de projetos ainda não é amplamente desenvolvido como em instituições mais antigas e experientes. Contudo, muitas dessas organizações mantêm um registro de todos os seus projetos, sejam eles em execução ou finalizados. Esses dados armazenados em forma de repositório não estão sendo explorados para gerar conhecimento útil. Entretanto, esses acervos podem ser transformados em um Observatório de Projetos (OP), criando um ambiente onde se pode evoluir as competências relacionadas a projetos de forma dinâmica e colaborativa. Diante disso, surge a questão: é possível aferir a maturidade em gerenciamento de projetos de uma organização utilizando-se dos dados do Observatório de Projetos? Para isso, é necessário realizar estudo básico dos principais Modelos de Maturidade em gerenciamento de projetos, visando identificar qual deles possui o método de avaliação de mais fácil adaptação para a utilização dos dados disponível no Observatório para medir a maturidade. Ainda neste estudo é realizada a avaliação da Maturidade através de um método padrão de um Modelo de Maturidade com a finalidade de realizar uma comparação das medições e dos resultados obtidos. Por fim, essa abordagem deve evidenciar a importância Observatórios de Projetos na construção e evolução da maturidade em projetos, possibilitando assim a melhoria contínua da gestão de projetos nas Organizações, bem como desenvolver conhecimento útil através dos dados de projetos.

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Modelos de Maturidade. PRADO-MMGP. Observatório de Projetos.