Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.969
Aluno: John Jairo Dominguez de la Rosa
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Co-orientadora: Profa. Rosane Maria Alencar da Silva (Departamento de Ciências Sociais/UFPE)
Título: RELAÇÃO ENTRE O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL E O PENSAMENTO CRÍTICO
Data: 28/06/2020
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Ricardo Massa Ferreira de Lima (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Rossana Viana Gaia (IFAL / Coordenação de Linguagens e Códigos)
Prof. Alex Sandro Gomes (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Uma das competências específicas necessárias para enfrentar desafios
globais complexos é, sem dúvida, o pensamento crítico, razão pela qual nos
princípios dos projetos de programas de aprendizagem em rede há uma
motivação para desenvolver esse tipo de habilidade. No entanto, ela não foi
desenvolvida totalmente devido, entre outros fatores, ao fato de os modelos
pedagógicos dos cursos on-line tenderem a ser excessivamente homogêneos,
descontextualizados, despersonalizados e individualistas. Verifica-se,
ainda, que muitos desses cursos apresentam, frequentemente, uma sequência
rígida de conteúdos, com ferramentas de socialização muito limitadas e
processos de avaliação altamente estruturados. Desse modo, o presente
estudo tem como objetivo identificar as relações entre as estratégias
utilizadas durante as discussões assíncronas baseadas em texto, por meio de
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua relação com o pensamento
crítico de estudantes do ensino médio. A partir do método de triangulação,
foram observados dados com diferentes naturezas para identificar relações
entre estratégias de comunicação na rede educacional Redu. Assim, o
propósito da análise foi verificar de que modo as interações assíncronas,
eventualmente, deram suporte à estruturação de situações para promover o
desenvolvimento do pensamento crítico, bem como identificar as limitações
da plataforma para apoiar o progresso dessa habilidade. Os resultados
evidenciaram que existe uma dissociação entre o desenho dos Ambientes
Virtuais de Aprendizagem e as metodologias usadas pelos professores para
estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Verificou-se, também,
que os ritmos e estilos de aprendizagem são outra variável desconsiderada
nos ambientes de aprendizagem. Isto ocorre porque tais ambientes favorecem
somente a um tipo de estudante, com determinadas características.
Finalmente, os resultados obtidos destacam que um dos métodos de maior
contribuição para desenvolver competências do raciocínio de alto nível é a
pergunta.
Palavras-chave: Pensamento crítico. Metodologias híbridas de ensino. Ensino
híbrido. Gêneros textuais digitais
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