Segundo relatório divulgado pela Kaspersky, em 2020 o Brasil foi líder mundial em phishing, ação fraudulenta que é caracterizada por tentativas de adquirir ilicitamente dados pessoais de outra pessoa. A pesquisa mostrou que um em cada oito brasileiros já sofreu tentativas de ataque on-line durante a pandemia. Neste contexto, Izabella Melo,  aluna do curso de Engenharia da Computação e do Programa de Extensão Apple Developer Academy, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, desenvolveu o “WhatIsSQLi”, um jogo que ensina os usuários a entender e se prevenir dessa forma de ataque de maneira lúdica e didática.

O projeto tem por objetivo o ensino da técnica de SQL Injection, uma vulnerabilidade muito famosa na computação que atinge milhares de sistemas no mundo todo. Esta classe de ataque é uma das principais formas de fraudes, vazamento de dados e roubo de contas on-line. 

“Eu quis ensinar sobre isso porque sinto que a gente não aprende muito sobre segurança e privacidade dentro da universidade. Daí quando eu fui atrás de aprender por fora, eu tive certas dificuldades, já que geralmente o conteúdo é de difícil acesso para iniciantes. Eu acredito que isso gera desenvolvedores sem conhecimentos básicos de segurança, o que, no fim, resulta num problema sério que vivenciamos muito hoje em dia: toda semana sai alguma notícia de alguma empresa gigante que foi hackeada ou teve seus dados vazados, atingindo milhares de pessoas”, revela a estudante.

Os usuários do game têm acesso a uma introdução sobre o que é SQL e como a técnica funciona, além de conhecer como a vulnerabilidade é explorada e o que fazer para que seja corrigida facilmente. Todo o conteúdo está disponibilizado na plataforma criada de maneira acessível para quem nunca teve contato com o mundo da computação. 

O projeto inovador foi um dos 350 campeões do desafio Swift Student Challenge 2021, idealizado pela Apple. Izabella e outros 10 estudantes do Centro compõem a lista dos 35 vencedores brasileiros do ensino superior que conquistaram o título na competição. 

Inclusive, esta não foi a primeira vez que a aluna conquistou tal feito. Izabella já é campeã do desafio pela terceira vez consecutiva. “Eu sempre gosto de ensinar ideias e temas complexos de maneira simples e divertida nos meus projetos. Durante a competição da Apple em 2019, eu desenvolvi o BluCode, que tem como objetivo ensinar conceitos de programação para crianças. Já na edição de 2020, eu fiz o Cracking the Enigma, famoso mecanismo de criptografia da Segunda Guerra Mundial. Os projetos da aluna do CIn estão disponíveis na plataforma de hospedagem Github.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00