O evento é o principal na área de engenharia de Software no Brasil e na América Latina

O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Vinícius Garcia foi convidado para participar do painel “Ensino de Engenharia de Software em tempos de pandemia” no Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft) 2021. O painel faz parte da trilha de Educação do evento e acontecerá no dia 30 de setembro, das 14h às 15h30, com transmissão simultânea no canal da SBC no Youtube.

Moderado pela professora Tayane Conte, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o painel tem o objetivo de discutir os impactos do ensino remoto emergencial, focando em experiências positivas e negativas encontradas no ensino de disciplinas relacionadas à engenharia de software.

Durante o encontro, o professor Vinícius Garcia, ao lado dos professores Marco Tulio Valente, da Universidade Federal de Minas Gerais, e da professora Andreia Malucelli, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), irá compartilhar algumas de suas experiências, identificando quais devem ser promovidas para melhoria do ensino de engenharia de software.

O evento, que é o principal na área de engenharia de Software no Brasil e na América Latina, é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem o objetivo de promover e incentivar a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da indústria e academia sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações práticas e teóricas sobre software.

Este ano, ainda por conta das medidas de contenção da pandemia da covid-19, o Congresso acontecerá de forma remota e integrará quatro eventos tradicionais realizados anualmente pela comunidade brasileira em Engenharia de Software, o XXXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), que traz o professor do CIn-UFPE Kiev Gama como co-chair da trilha de educação e o professor Leopoldo Teixeira como chair dos proceedings do evento; o XXV Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP); o XV Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS) e o VI Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST).

Além do painel de Ensino de Engenharia de Software em tempos de pandemia, a programação do CBSoft 2021 conta com sessões técnicas com apresentações de artigos científicos, palestras, painéis de discussão, workshops, e demonstrações de ferramentas. O evento acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro.