O evento acontecerá de forma virtual no dia 6 de outubro no canal do Youtube do centro

A Aula Magna da Pós-Graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, evento de início do semestre acadêmico de 2021.2, será ministrada pelo alumnus do CIn Carlos Cordeiro, atualmente Wireless CTO da Intel, empresa multinacional de tecnologia.

Durante o evento virtual, que ocorre no dia 6 de outubro, às 15h, Carlos irá apresentar um breve panorama sobre sua trajetória, que teve início no CIn, o processo de P&D na Intel, e as áreas com as quais têm se envolvido na empresa, como Wireless e Networking.

Cordeiro também trará reflexões sobre o futuro da conectividade e redes sem fio, novas tecnologias esperadas e o que impulsiona a área atualmente, além de opinar sobre a realização de pesquisas de impacto.

Apesar de o evento representar o início das aulas da Pós-Graduação do Centro, ele não se limita ao público interno da Instituição e qualquer pessoa com interesse na temática pode participar. O encontro será transmitido ao vivo através do canal oficial no YouTube do CIn.

Formado em Ciência da Computação pelo CIn, onde também fez o Mestrado, Carlos Cordeiro é doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, trabalha na Intel desde 2007, onde é responsável pelo desenvolvimento, estratégia, padrões, ecossistema e regulamentação de tecnologias de conectividade sem fio de próxima geração, e já foi premiado com o Intel Inventor of the Year em 2016. Seu currículo conta ainda com outros oito prêmios e reconhecimentos, como o IEEE Standards Medallion 2017 e o IEEE Outstanding Engineer Award 2011.

Ele é coautor de dois livros didáticos, 120 artigos e detém mais de 390 patentes. Além disso, Carlos é IEEE Fellow, o mais alto grau de associação conferido pelo conselho de diretores do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).