O grupo de pesquisa em Inteligência Artificial do Centro de Informática (CIn.AI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai promover, entre os dias 18 de outubro e 6 de dezembro, uma atividade de extensão universitária em parceria com a International Business Machines Corporation (IBM). Com carga horária de 75 horas, a formação vai disponibilizar 60 vagas para alunos de graduação, a partir do sexto período, dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Ao final, o participante terá direito a um certificado de conclusão, mediante avaliação do aprendizado.

O curso faz parte do IBM Global University Programs, iniciativa da empresa americana destinada a criar relações com as instituições acadêmicas, fornecendo tecnologia, apoiando a pesquisa e criando ativos para desenvolver habilidades relevantes no mercado de trabalho atual. A proposta é desmistificar alguns conceitos fundamentais para a compreensão da Inteligência Artificial (IA), distinguindo-a de outros termos como machine learning, deep learning, reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural.

A noção de IA envolve a capacidade de treinamento de uma máquina para generalização, simulando as habilidades de apreensão do conhecimento dos seres humanos. Com o aumento vertiginoso na quantidade de dados disponíveis em todo o mundo, fruto do desenvolvimento tecnológico constante, esse tipo de recurso se tornou cada vez mais essencial em nosso cotidiano. É a Inteligência Artificial que nos permite, por exemplo, alcançar resultados certeiros nos serviços de busca na web ou receber indicações das melhores rotas no trânsito.

Os materiais utilizados nas aulas vão ser fornecidos pela IBM, assim como ferramentas do IBM Watson, plataforma de serviços cognitivos para negócios. Todas as atividades serão gratuitas e online, com momentos de estudos síncronos e assíncronos. A avaliação realizada ao final do curso é individual e requer 70% de acertos para obtenção do certificado. Será realizada verificação de presença nos encontros síncronos, com frequência mínima exigida de 90%. Outras informações mais detalhadas sobre a formação serão apresentadas por meio de uma videochamada no dia 11 de outubro, às 10h, através do link.