O RobôCIn, grupo de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, participou da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) 2021 e obteve o melhor desempenho das equipes em todas as edições do desafio. Durante a competição, o grupo disputou a final em quatro categorias de futebol de robôs e foi o grande campeão latino-americano em três modalidades: Simulação 2D, Very Small Size 3×3 (VSS) e Small Size League (SSL). 

O desafio fez parte da Competição Brasileira de Robótica, também conhecida como Robocup Open, e contou com a participação de mais de 50 equipes nacionais e internacionais.  

Além das disputas, que ocorreram online durante os dias 11 a 15 de outubro, a equipe do CIn também conquistou o segundo melhor Best Paper com artigo apresentado durante o Simpósio Latino-Americano de Robótica (LARS). O trabalho, intitulado “Mechanical and Dynamic Analysis for Design and Development of a RoboCup SSL Dribbling Mechanism”, com autoria de Victor Araújo, Edgleyson Silva, João Monteiro, Rebecca Sousa, Cecília Silva, Pedro Santana e Edna Barros, será publicado no Journal of Intelligent and Robotic Systems (JINT) – Qualis A2.

A professora do CIn Edna Barros foi a responsável pelas equipes. Além dela, os professores Hansenclever Bassani, Pedro Braga, Paulo Salgado e Tsang Ing Ren ajudaram na preparação dos times. “Os nossos bons resultados chegaram no dia dos professores, e dedicamos todos eles aos professores que orientam os times. Eles sempre buscam o melhor da equipe, apoiam cada decisão a ser tomada, e vão até o final para nós aprendermos e evoluirmos”, ressalta a professora do CIn.

Esta é a segunda vez que o campeonato acontece de maneira 100% remota, onde os times tiveram que adaptar sua rotina de atividades para o novo formato. “O resultado mostra a evolução e dedicação que os membros da equipe vão tendo ao longos dos anos e que mesmo longe dos laboratórios, mesmo sem podermos nos ver presencialmente, a gente consegue aprender e evoluir juntos. A conquista não destaca somente a excelência em robótica, mas também que os alunos conseguem se superar e ir além numa área multidisciplinar, com várias dificuldades e desafios para se resolver”, ressalta Lucas Cavalcanti, mestrando do CIn e Gerente de Projeto do grupo.

O objetivo da LARC é reunir pesquisadores e profissionais acadêmicos e industriais para discutir o estado da arte, pesquisas e desenvolvimentos em robótica de controle avançado e suas aplicações para compartilhar e incentivar o desenvolvimento de tecnologia na região da América Latina. 

Na edição do ano passado, a equipe do Centro também competiu em quatro categorias e foi a grande campeã da modalidade SSL. 

Sobre o RobôCIn: Criado por um grupo de alunos do CIn-UFPE em 2015, o RobôCIn tem o objetivo de ampliar o conhecimento em soluções práticas e inteligentes e também competir na área de robótica. Em poucos anos, a equipe se tornou destaque a partir do comprometimento dos estudantes. Os alunos participaram de competições nacionais, como a Iron Cup 2018 e 2019, obtendo o terceiro lugar na categoria very small size, e latino americanas, como a Competição Latino Americana de Robótica (LARC) dos anos de 2016, 2017 e 2018, ficando em terceiro lugar na categoria very small size nesta última edição. Na edição de 2019 da Robocup, a equipe do CIn foi a melhor equipe brasileira na categoria 2D Simulation ocupando o 9º lugar mundial.

Comentários desativados