O Centro de Informática (CIn) da UFPE e o CESAR realizam, entre os dias 24 e 27 de outubro, o 18º Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM). O evento, que é organizado pela Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), acontecerá de forma 100% virtual e tem ingressos a partir de R$33 – com taxas inclusas. Professores e alunos da pós-graduação que fazem parte do grupo de pesquisa e inovação em Música, Tecnologia, Interatividade e Criatividade (MusTIC) do CIn também contribuem com a organização do evento de forma voluntária. 

Durante o Simpósio, os participantes poderão assistir palestras, minicursos, apresentações orais de música e artigos técnicos, sessões de discussão de pôsteres, workshops, demos e concertos. Tudo com o objetivo de compartilhar ideias sobre desenvolvimentos recentes em computação musical, processamento de som e música, recuperação de informações musicais, musicologia computacional, performance multimídia e uma série de outros assuntos relacionados à arte, ciência e tecnologia. 

Este ano, o SBCM contará com duas iniciativas inéditas: a Trilha do Festival e a Trilha da Escola Nacional de Computação Musical. A primeira terá como objetivo incentivar a participação de artistas com trabalhos na interseção entre música, tecnologia e outras artes. Já a segunda visa proporcionar a iniciação de estudantes e profissionais em temas relevantes e atuais por meio de palestras e workshops. 

“Nosso objetivo é alcançar uma diversidade mais ampla de temas, tendências estéticas, mercados e comunidades”, revelou o professor do CIn, Filipe Calegário, que é coordenador geral do evento ao lado do também professor, Giordano Cabral. 

Além deles, também estão envolvidos no Simpósio nomes como Esteban Astorga (USP), Alexandre Porres (USP), Micael Antunes (Unicamp), Guilherme Zanchetta (Unicamp) e diversos outros pesquisadores da área, que atuarão como ministrantes. Para participar, basta comprar o ingresso através do Sympla, pelo link

Comentários desativados