Palestra intitulada “Computação, Experimentação e Arte” vai acontecer no dia 17 de novembro, às 17h, em formato virtual

O professor Filipe Calegario, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, vai ser o próximo convidado do SharePET, evento do PET-Informática que vai acontecer no dia 17 de novembro, às 17h, em formato virtual, através do link. Partindo do mote central “Computação, Experimentação e Arte”, a proposta é conduzir os participantes no diálogo sobre os processos e as interseções existentes entre os universos da computação, do design e da arte, convergências que são temas de pesquisas e projetos desenvolvidos pelo docente. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados na temática

Calegario é professor adjunto do CIn-UFPE e investiga a área de criatividade computacional, ferramentas para criatividade, design de instrumentos musicais digitais e novas interfaces para expressão musical, além de prototipação eletrônica, Fabricação Digital, Ferramentas para Criatividade e Técnicas Criativas. Coordena o Mustic, grupo de arte, tecnologia e criatividade do CIn, e fundou o Batebit Artesania Digital, grupo que experimenta novos instrumentos musicais digitais. É coordenador do projeto Probatio: Criando Instrumentos Musicais Digitais e membro do OCCA, comunidade para ações criativas em Olinda.

Sobre o SharePET: Realizado pelo PET Informática, o SharePET é um espaço voltado a discussões, workshops, palestras e oficinas, abordando assuntos diversos de interesse dos alunos de graduação. Dessa forma, o intuito é promover o incentivo à cultura, à multidisciplinaridade, ao compartilhamento de conhecimentos e experiências, à integração dos alunos, bem como à prática de atividades extracurriculares. Os debates são abertos a todos os interessados, sejam alunos do Centro de Informática ou público externo.